Pages

Subscribe:

sábado, 24 de agosto de 2013

Papo cabeça: álcool durante a gravidez


Ingestão de álcool durante a gravidez traz riscos ao bebê.

A ingestão de álcool durante a gravidez traz sérios riscos à gestante e ao bebê. Durante o período gestacional, não é recomendado o uso de qualquer bebida alcoólica por parte de mulheres grávidas. O álcool é uma substância com passagem livre para a placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O fato do fígado do bebê (que está em formação), ser mais vulnerável, metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado de sua mãe, o que é totalmente perigoso.


Complicações sérias durante a gravidez podem acontecer como, aborto espontâneo, uma vez que dobram as chances de tal fato acontecer quando a mulher grávida consome álcool, e parto prematuro, são algumas das consequências relacionadas ao consumo de álcool. Em certos casos, os prejuízos são permanentes, retardo mental e falta de crescimento são alguns dos fatores de risco. 

Síndrome do Álcool:
Síndrome Fetal do Álcool, são os fatores que acontecem no feto através do consumo de álcool durante a gravidez, sendo os mesmos irreversíveis. Segundo uma estimativa realizada pela a Organização Mundial da Saúde, a cada ano 12 mil bebês no mundo nascem com a Síndrome do álcool, realidade preocupante.

O álcool deve ser extremamente evitado pelas gestantes e em todo período de amamentação. Campanhas preventivas vinculadas ao pré-natal, são alguns dos passos para que haja um consenso da gravidade desse problema de saúde pública.     
  
Se você está grávida, pense no seu bebê e mantenha-se longe do álcool durante toda a gestação.

0 comentários:

Postar um comentário