Pages

Subscribe:

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Como dar um nome com grande significado para seu filho

Existem milhares de opções de nomes que você pode dar para o seu filho. Mas escolher um nome certo para seu filho é uma missão difícil, uma decisão de vida inteira e entre tantas opções, é muito fácil ficar perdido, fora os milhares de palpites que você irá receber durante a sua gravidez.
A escolha do nome de seu bebê deve ser conversada entre você e seu parceiro, tenha sempre em mãos uma listinha, que será muito útil, caso não tenham na cabeça nenhuma ideia de nomes.
Há muita coisa para se levar em conta na hora de escolher o nome do seu bebê: Agradar a família de um dos dois, nomes que tragam lembranças ruins, e muitos cuidados pra que o nome não traga constrangimento no futuro para o seu filho.


Originalidade: Quando você for escolher o nome do seu bebê, pense nas vantagens e desvantagens que terá, se o nome for incomum tem a vantagem de fazer a criança se destacar entre as outras. Um nome muito conhecido, vai fazer com que seu filho seja mais conhecido pelo sobrenome, sempre haverá mais um na sala de aula com o mesmo nome, por exemplo. Por outro lado, um nome muito estranho, ou com uma pronuncia muito difícil, pode transformar seu filho em motivo de chacota entre os amiguinhos. Uma boa regra é: se o sobrenome for comum, vale a pena procurar um nome mais original, para evitar que tenha muitos homônimos, agora, se o sobrenome for muito diferente, vai valer mais a pena colocar um nome mais consagrado, mais reconhecível.
Nomes repetidos: Talvez desde criança você já tenha em mente o nome que gostaria de dar ao seu filho, só que de repente, sua tia ou sua cunhada, decide dar o mesmo nome ao bebê dela. Por um lado é muito estranho ter primos com o mesmo nome, por outro, você não precisa abrir mão do nome que você tanto gosta. Uma boa alternativa é criar um nome composto, para diferenciar o do seu filho e na intimidade com ele, chama-lo pelo nome que você gosta.
Homenagem: Algumas famílias escolhem o nome de acordo com a religião, outras dão preferencia em homenagear o primogênito com o nome do pai, criando os Juniores, Filhos e Netos. Se você não concorda, não dê um nome ao seu filho só pra agradar a sua família ou a família do seu esposo, converse com ele e dê preferência a um nome que você gosta.
Se a tradição vencer, você pode escolher um apelido para o seu filho desde pequeno, pelo menos terá a sensação de ter participado na identidade do seu filho.

Significado: Hoje em dia pouca gente dá importância ao significado do nome, mesmo porque as origens levam ao questionamento. Mas vale a pena procurar saber do significado, se ele for negativo, seu filho pode não ficar muito contente ao descobrir.
Apelidos e cacófatos: As crianças sabem ser cruéis quando querem. Por isso, ao escolher um nome para o seu filho, pense em todos os potencias apelidos ligados a ele, para ver se não há nenhum ‘’perigo’’. A criatividade da maldade na cabeça de uma criança é infinita, então tome cuidado, para não estar antecipando algum tipo de gracinha com o nome do seu filho.
Grafia: O fato de ter ou não que soletrar o nome o tempo todo, incomoda algumas pessoas. Quando for decidir que sobrenomes dar ao seu filho, imagine-se no lugar dela, tendo que dar o nome completo no balcão de uma loja, por exemplo, leve em conta o processo que leva, e decida o nome do seu bebê.
Sendo assim, tome cuidado para não ser original demais e acabar trazendo transtorno para criança quando ela crescer.

0 comentários:

Postar um comentário