Pages

Subscribe:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Visitas a recém-nascidos requerem cuidados específicos


Quando um bebê nasce, é normal que todos queiram ir visitar. Mas de acordo com alguns especialistas, as visitas a recém-nascidos na maternidade requerem alguns cuidados específicos. Pensando nisso, resolvemos fazer um post falando de quais cuidados você deve tomar ao ir visitar um bebê na maternidade.

O nascimento de um bebê é sempre motivo de grande alegria. Porém, esse grande momento requer alguns cuidados e atenções de parentes que irão fazer a primeira visita, como por exemplo, o carinho excessivo ao recém-nascido. Algumas pessoas não sabem, mas os apertões e o excesso de beijo nas mãozinhas podem trazer vários problemas ao bebê. As primeiras vinte e quatro horas de um recém-nascido são muito delicadas, o bebê ainda está em um período de adaptação ao novo mundo e qualquer descuido em uma visita pode trazer grandes problemas à saúde do bebê. Por isso, as primeira visitas à maternidade são concedidas a parentes mais próximos, como avós, pai e irmãos do bebê.

Os primeiros cuidados que devem ser tomados ao visitar o bebê na maternidade são com a higiene das mãos. Os berçários devem oferecer um controle de higiene em quem fará a visita ao recém-nascido. Ali, deve ser checado se a pessoa que fará a visita está resfriada ou com algum outro tipo de infecção. Os médicos também devem alertar à maneira correta de lavar as mãos para que possam segurar o bebê.
Na hora da visita, evite entrar com o celular ligado, pois caso alguém ligue, o barulho alto do toque pode incomodar o recém-nascido. Evite também câmeras fotográficas e filmadoras, pois o flash da máquina pode causar desconforto ao bebê ou acordá-lo caso esteja dormindo. Caso o quarto onde a mãe e o bebê estejam seja pequenom procure se organizar dentro do quarto para que não haja aglomeração em volta do bebê. A ocasião pode favorecer o contágio e o excesso de barulho pode causar estresse ao bebê. Pessoas que possuem o vício de fumar devem evitar ir visitar o bebê na maternidade pois o contato da criança com a fumaça da nicotina pode fazer com que ela tenha maior sensibilidade para problemas respiratórios, por exemplo, asma, bronquite, rinite e otite. E mesmo que as pessoas façam a higiene das mãos corretamente antes de entrar para ver o bebê, os resíduos de fumaça que permanecem na roupa são tão prejudiciais quanto a própria fumaça do cigarro.

Independente se a visita for em casa ou na maternidade, o tempo da visita deve ser curto, pois tanto a mãe quanto o bebê precisam de tempo e silêncio para descansar. Lembrem-se, assim que a mãe e o recém-nascido tiverem alta, os cuidados devem ser os mesmos na hora de visitar o bebê em casa. Nada de beijos, apertões, fazer com que a criança fique passando de colo em colo, entre outros.
 Bom, esses são alguns cuidados específicos que as pessoas devem ter ao ir visitar o bebê. Sigam nossas dicas corretamente e preservem a saúde do pequeno que acaba de nascer.

0 comentários:

Postar um comentário