Pages

Subscribe:

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Recém nascidos

Todos os recém nascidos precisam de cuidados especiais, sejam eles com a higiene, com a alimentação, a prevenção de doenças, o conforto e etc. Tudo que possa fazer o bebê se adaptar mais rápido ao mundo novo. Pensando nisso, resolvemos fazer um post dando dicas de alguns cuidados especiais que você deve ter com o recém nascidoNos primeiros dias de vida, o sistema de defesa contra infecções e a capacidade de controlar a temperatura corporal, ainda não estão totalmente desenvolvidos. Por isso, evite ao máximo, ambientes contaminados e mudanças climáticas muito bruscas para que o bebê não corra o risco de ter alguma doença, seja ela alérgica ou pulmonar.

O choro do bebê é o único meio de comunicação dele com os pais. O choro pode ser de fome, de sono, dor, desconforto. O contato corporal com o recém nascido é uma espécie de conforto para ele. Por isso, quando é pego no colo, o bebê logo se acalma.
Não há uma hora certa para o sono do bebê, normalmente eles dormem a maior parte do dia e da noite, para alguns, o período do sono é ainda maior. Isso muda com o tempo, o tempo de sono no período da noite aumenta mais conforme eles vão crescendo. O sono do recém nascido é sempre muito importante, então o bebê precisa estar em um ambiente calmo, onde quase não haja barulho, para que ele possa ter um sono bem tranquilo. E lembre-se, evite colocar em volta do bebê muitos cobertores e manta, para que não corra o risco de se sufocar.
Logo que nascem, a mãe lhes oferece rapidamente o peito. Nos primeiros dias, os seios guardam um líquido amarelo chamado colostro, esse líquido protege o bebê contra infecções e depois de um tempo desaparece, se tornando um leite mais branquinho. Até os seis meses de vida, o leite materno é o alimento completo para o bebê, servindo também como vacina para protegê-lo de infecções. Depois de alimentado, ele pode ser colocado em posição vertical, com as costas apoiadas, para que possa arrotar.

O banho do recém nascido pode ser feito pelo menos uma vez por dia. A água do banho deve estar sempre limpa e manter uma temperatura adequada para evitar queimaduras, pois a pele do bebê ainda é muito sensível. Lave e seque muito bem, todas as dobrinhas do neném. Uma boa higiene trás muito conforto para o neném, evitando também, riscos de doenças.
O que restou do cordão umbilical do bebê, com o tempo vai ficar seco, até cair sozinho. O umbiguinho cicatrizado do recém nascido deve ser muito bem cuidado.
Esses são os cuidados básicos que você deve ter com o seu bebê. Seguindo esses pequenos passos corretamente, você pode aproveitar o seu pequeno ao máximo, sem precisar se preocupar.

0 comentários:

Postar um comentário