Pages

Subscribe:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alimentação adequada durante a gravidez

Ter uma alimentação balanceada e saudável durante a gravidez é fundamental para o crescimento do feto, além de que ter uma boa alimentação durante a gravidez, ajuda que você mantenha o peso ideal durante toda a gestação.
Durante a gravidez, o ideal é que a mulher faça no mínimo seis refeições ao dia, como o corpo precisa de muita energia, o indicado é que a mulher não fique muito tempo sem comer. O mais importante: beba bastante água para manter o organismo sempre hidratado.



A alimentação correta para gestantes deve conter produtos produzidos de forma orgânica e integrais. Procure comer bastante verdura, como a alface, couve, agrião, brócolis. Se você gosta e sente vontade, não tem problema nenhum comer uma sobremesa depois das refeições, afinal, você está gravida e um desejo tem que ser atendido, mas sem exageros. Como você precisa se cuidar muito bem durante a gestação, procure comer alimentos ricos em ferro que evitam a anemia. Os principais são os vegetais mais escuros como o cheiro-verde e o coentro.
Sempre que puder, inclua na sua alimentação os legumes, como a cenoura e chuchu, pois são eles que possuem os ingredientes necessários responsáveis pelo crescimento saudável do seu bebê. E não se esqueça das frutas, que também são muito importantes durante o período de gestação. Coma pelo menos três frutas ao dia, se preferir, troque o doce da sobremesa pelas frutas.


O feijão e o arroz também são essenciais para uma boa alimentação, o feijão é rico em ácido fólico, que se por acaso faltar na alimentação da futura mamãe, pode atrapalhar na formação do tubo neural do feto. Procure comer uma concha rasa em cada refeição. Inclua na sua alimentação as batatas, inhame e batata doce, pelo menos uma porção de alguma delas por dia.


Pelo menos duas vezes ao dia, se alimente de carnes de aves, peixe ou carne bovina. As carnes não só são fundamentais para alimentação da mamãe, como para o bom desenvolvimento do feto que está dentro de você. Para repor a falta do ferro, coma fígado, miúdos, rins e coração. O pão também está liberado, mas sem exageros. Não se esqueça do leite, pelo menos dois copos ao dia, se você não gosta de leite, coma queijo ou até mesmo iogurte, duas vezes ao dia também.
Saiba que você tem que evitar os alimentos artificiais e industrializados, salgados, refrigerante, balas e doces. Evite excesso de açúcar, muita fritura e elementos gordurosos. E também evite ao máximo, bebidas alcoólicas. A gestante também deve evitar tomar bastante café e chás pretos, que são ricos em cafeínas, o que pode ser um problema no desenvolvimento do feto.
Procure sempre ir ao médico ou a um nutricionista, eles irão te dar as orientações certas sobre quais alimentos você poderá comer durante o seu período de gestação.

1 comentários:

  1. muito boa as dicas estou no começo da minha gravidas e as dicas irão me ajudar muito pois quero que meu bebe cresça saudável.

    ResponderExcluir