Pages

Subscribe:

sábado, 12 de janeiro de 2013

Como tornar seu filho independente‏


 A maioria dos adolescentes começam a querer ser independentes nessa fase, querem a todo momento sair sozinhos, viajar, fazer suas compras, sem precisar depender dos pais, mais pra isso, primeiro de tudo é preciso arrumar seu primeiro emprego, nessa fase você não deve impedí-lo, pois isso lhe mostrará que te terá pra sempre na vida, para comprar e der todo dinheiro que ele precisar, e quanto mais cedo você ensinar a ele que deve trabalhar para ser alguém na vida, é melhor ainda, lembre-se que depois de grande, tudo se torna mais difícil.  

      Na verdade, nunca somos totalmente independentes, pois para quase tudo na vida pedimos conselhos ao próximo, principalmente aos nossos pais. Necessitamos do próximo, o ser humano não nasceu pra viver isolado de tudo e de todos, precisamos de alguém, de ter com quem contar. Por mais que seja difícil, seu filho deve entender,  que somos iguais passarinhos, quando crescemos voamos, saímos debaixo das asas de nossa mãe, cada um deve ter seu objetivoum projeto de vida.

     Pra ser mais direta a independência, deve ser ensinada desde os primeiros meses de vida, não facilitando as coisas para seu filho, um exemplo bem básico,  simples, é que você deixe os brinquedos  em lugares que ele mesmo possa ir pegar, não precisando fazer sempre aquele berreiro pra conseguir o que deseja, a idade certa? Quer saber qual é? Na verdade não existe uma idade certa, os pais que devem perceber a hora certa que devem deixar seus filhos fazer tarefas simples, e que já sabem fazer, disso tudo começa a independência.



   O bom também, é que seu filho tenha uma mesada fixa, que você o ajude a ser responsável, ensinando a ele a anotar todos os gastos, e que ele não possa passar do limite, não seja inseguro na hora de deixar que seu filho começa a sair com os amigos, e se preferir procure saber quais são suas companhiase dê um certo horário que ele poderá chegar em casa, isso tudo o ensinará a ter compromisso, e saberá que não poderá ultrapassar as regras, e caso ultrapasse para corrigi-lo, explique a ele, diga que não é assim, converse na primeira vacilada, mas diga que da próxima vez, terá um castigo e se acontecer novamente, dê a ele um castigo, não deixando-o sair da próxima vez, e explicando o porque assim, sempre que ele for sair saberá que se ultrapassar o limite terá um castigo.

    Também existem aqueles jovens e adolescentes que não conseguem fazer as atividades sozinhos, a solução pra isso é preciso ter muito apoio da família, e o principal e ideal, é que ele tenha amigos que possam estar compartilhando alguns momentos com ele, ou até mesmo dando apoios, dando um incentivo, mesmo em consultas médicas, você deve deixá-lo explicar ao médico o que está sentindo, como foi, e o que aconteceu, tudo isso pode parecer sem sentido, mas isso tudo ajuda na independência de seu filho, e quanto mais cedo ele aprender se virar sozinho, melhor se relacionará com o público futuramente.

0 comentários:

Postar um comentário