Pages

Subscribe:

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Adeus enxaqueca


Após a gravidez e até mesmo durante ela, não é anormal sentir enxaqueca. São muitas mudanças e sim, o corpo pede socorro! A enxaqueca caracteriza-se pela presença de dores de cabeça recorrentes, unilaterais ou bilaterais, geralmente de caráter pulsátil, com intensidade de moderada a intensa, precedidas ou não por sinais neurológicos focais denominados de aura. Usualmente é acompanhada de náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia.
Ai vão algumas dicas para aliviar esse transtorno:
Coloque compressas frias na zona onde a dor se concentra. Prepare uma infusão de camomila, menta e erva-cidreira (uma saqueta de cada) em ¾ de litro de água a ferver; deixe repousar 10 minutos e retire as saquetas. Uma vez fria, coloque-a no frigorífico para usar sempre que precisar.
  Tome tanaceto (planta medicinal): 200 mg de quatro em quatro horas, complementado com três infusões por dia de uma mistura de camomila, erva-cidreira, menta, tília, gengibre ou valeriana. Se sabe quando lhe vai aparecer a enxaqueca (em 60% dos casos ocorrem sintomas premonitórios como alterações no humor, comportamento, apetite e nível de energia), inicie este procedimento de imediato.
·   Para prevenir, evite café, leite, amendoins, carne de porco, chocolates, citrinos, queijo curado, vinho tinto e refrescos tipo cola (30% dos doentes reconhecem que alguns destes alimentos os podem afetar). Depois, volte a introduzi-los aos poucos, um a um, e tente perceber qual lhe provoca ou agrava a enxaqueca.
A causa mais comum é a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça devido a uma componente genética associada a fatores alimentares, emocionais, ambientais, hormonais ou farmacológicos. 
A enxaqueca pode acabar com um dia ensolarado, a prevenção do problema é essencial para que ela não se manifeste. Evite o stress e busque qualidade de vida =)

0 comentários:

Postar um comentário