Pages

Subscribe:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PARTO NORMAL. POR QUÊ?






O preconceito em relação à cesariana ainda é muito grande, ninguém pode negar isso. Não é preciso, não é necessário. As cesáreas já salvaram a vida de milhares de crianças, e milhares de mães também.
Se não deve ser condenado, o parto cesariano também não deve ser banalizado. Gravidez não vem com opcionais de fábrica e é uma situação natural na vida das mulheres, elas nascem prontas para esse momento. Todo seu corpo é adaptado durante a gravidez para que o parto seja natural e o seu bebê também precisa disso, precisa do estímulo causado pelo stress do parto, precisa da compressão dos pulmões na hora da saída do útero, precisa do ritual da passagem...



O número de cesáreas aumenta a cada dia, apesar das inúmeras desvantagens trazidas através dessa escolha. Por exemplo:
Em um parto normal, uma mulher toma no máximo 10 pontos. Em um parto cesariano, são cerca de 150, e muitos são internos. Os riscos de infecção são muito maiores. A perda de sangue no parto Cesário também costuma ser 3 vezes maior que em um parto normal.



Outra vantagem do parto normal é o fato de o bebê poder mamar no primeiro minuto de vida. Estudos comprovam que isso faz muita diferença na vida da criança. Na cesária, isso se torna impossível devido a mãe estar anestesiada. Durante o período onde mamãe e bebê estarão na maternidade, as mães que passam por partos normais também tem muito mais facilidade pra cuidar de seus nenéns, sem falar que ficam menos dias internadas, que mães que se submetem ao procedimento cirúrgico.


Muitos médicos ainda dão preferência à cesareana pelo fato de ser um procedimento mais rápido e interventivo que o parto normal, onde tudo é feito pela própria mulher, que recebe muito mais assessoria do que instrução, mesmo assim, vale a pena considerar a hipótese de conversar com seu obstetra e dizer que gostaria de tentar o parto normal, se for possível.

0 comentários:

Postar um comentário