Pages

Subscribe:

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Como tirar a criança da Chupeta?

Se você está vivendo um dilema com a fase de tirar o filho da chupeta ou desacostumá-lo a ficar com o dedo na boca, esse post é pra você.

É importante ressaltar que nem todas as crianças respondem igualmente aos mesmos métodos, mas nada impede que você tente e com sorte e persistência, logre êxito na sua tarefa.

O que influencia muito é a severidade envolvida nessa relação, ou seja: Quanto tempo por dia seu filho chupa dedo/chupeta? Há quanto tempo?

O ideal é, de fato, não permitir que o hábito se instale e não oferecer chupeta para o neném, porém, se já não é possível retroceder a este ponto, vejamos o que fazer para aliviar esta questão.

O primeiro fato a ser considerado é: antes a chupeta que o dedo. A chupeta pode ser retirada do alcance das mãos e por isso, tende a ser mais fácil eliminar esta hábito, então, caso seu filho tenha o vício de chupar o dedo, tente substituir pela chupeta. Nem sempre é possível, mas se for, prefira.

Quanto à retirada da chupeta, um bom momento para iniciar é por volta dos 7 meses de idade. O ideal é que até os 16 meses, a criança já não tenha tanta necessidade de utilizar a sucção como forma de lazer/alívio.

A idade LIMITE para o uso da chupeta/dedo é 4 anos. Após esse período, o próprio dentista esclarecerá a quantia de riscos impostos à dentição e a dicção da criança. Ainda tendo este prazo, recomenda-se que comece a retirada o quanto antes.

O uso indevido e incontrolado da chupeta pode causar problemas na dicção, na voz, no formato mandibular e nos dentes, sem falar na dependência psicológica que pode causar frustração na hora do abandono.

Você pode estimular a criança a largar a chupeta oferecendo recompensas pelo bom comportamento. Não tente comprá-la, mas faça-a entender que se ela ceder, pode ter benefícios, por exemplo: duas horas sem a chupeta, dão direito a dormir 20 minutos mais tarde e ficar na cama com a mamãe.

3 dias sem a chupeta devem ser suficientes para que a criança mereça um passeio gostoso com a família,  mesmo que seja só pra tomar um sorvete.

Atenção: Não vale usar a tabela da recompensa para castigar. Já é bem difícil sem ameaças,. então manteremos assim, ok?

Metas e recompensas. Até os pequenininhos entenderão =)






0 comentários:

Postar um comentário