Pages

Subscribe:

terça-feira, 1 de julho de 2014

Quais são os exames que toda grávida deve fazer nos primeiros meses?

Muitas mulheres não têm idéia do quanto devem ser cuidadosas ao longo dos primeiros meses da gestação. Não que a gravidez seja uma doença ou que a mulher passe a ser de vidro nessa fase, mas de fato, a espera de uma nova vida dentro do próprio corpo, envolve atenção redobrada.
Entenda alguns dos exames realizados no Pré-Natal e a importância de fazê-los no tempo correto.

Hemograma
Este exame ao sangue vai verificar a sua quantidade, os níveis de células sanguíneas e outros aspetos morfológicos. O nível de plaquetas é um dos pontos mais importantes verificados neste exame. Além disso, sendo a anemia uma complicação comum na gravidez, este exame permitirá prevenir eventuais aparecimentos da doença.



Grupo sanguíneo e fator Rh
Feito através de coleta sanguínea, este exame é de grande importância, já que permite prevenir a incompatibilidade sanguínea entre o feto e a mãe, também denominado de eritroblastose fetal.


Glicemia de jejum
Também feito através de uma coleta sanguínea, a glicemia de jejum permite perceber quais as possibilidades de a grávida desenvolver diabetes gestacional. Sabendo-se a concentração de glicose no sangue, é possível verificar a tendência deste tipo de diabetes surgir.


Análises sanguíneas imunológicas
No primeiro trimestre é feita uma coleta de sangue para saber se a grávida tem doenças como rubéola, hepatite B, HIV, toxoplasmose e sífilis.


Exame de urina
Este exame serve para verificar a existência de infecções nos canais urinários e a presença de bactérias.


Rastreio de hemoglobinopatias
Neste exame, é verificada a possível presença de problemas com a hemoglobina, proteína integrante das hemácias (células sanguíneas que conduzem o oxigênio às células).




Ultrassom
Este exame pode ou não ser realizado no primeiro trimestre. Com o ultrassom é possível observar o feto.



Converse com o seu médico sobre todos esses exames e não esqueça de fazê-los da forma correta. A sua saúde já É a saúde do seu bebê e nada pode passar despercebido nessa fase tão importante da sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário