Pages

Subscribe:

terça-feira, 29 de julho de 2014

A formação dos dentes do bebê durante a gestação.

Você sabia que o período da gestação também pede visitas ao dentista para evitar problemas na saúde bucal da gestante e do bebê?
Os dentes de leite do bebê começam a se formar por volta da sexta semana de gestação e os permanentes a partir do quinto mês. É necessário que nesse período a mamãe tenha uma alimentação bastante regulada e faça visitas regulares ao dentista, que poderá orientá-la melhor sobre os devidos cuidados.
A falta de algumas vitaminas pode levar a má formação dos dentinhos  do bebê, e algumas substância como o cigarro, por exemplo, ou até doenças sistêmicas também podem ocasionar problemas na saúde bucal do pequeno. Por isso, é extremamente necessário que se faça um acompanhamento durante o período gestacional.




Saúde Bucal da Gestante:

Pesquisas realizadas recentemente relacionam o nascimento de bebês prematuros ou de baixo peso a doenças gengivais durante o período gestacional.
É normal a sensibilidade e fragilidade das gengivas e outros tecidos que sustentam os dentes durante a gestação, por isso a gengiva fica mais vulnerável a infecções. Algumas doenças como a gengivite (inflamação na gengiva) e a periodontite  (infecção com perda do osso de suporte) ocorrem por causa das alterações hormonais na gestante. Porém, gestantes portadoras do Diabetes já existente ou adquirida durante a gestação, possuem maior chance em adquirir essas doenças.
Toda grávida deve fazer vistas regulares ao dentista durante a gestação, mas são necessários alguns cuidados, como por exemplo, iniciar o tratamento odontológico a partir do 3 mês de gestação.



Tomados os cuidados necessários e o acompanhamento odontológico regular, é quase certeza de que o seu bebê terá dentes saudáveis e você uma gestação bem mais tranquila e feliz.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Você conhece os berços que se acoplam à cama do casal?

90% das mães juram para si mesmas que não vão colocar o filho na cama de casal e que sabem que isso é prejudicial e por essa razão, a criança ficará no berço desde a primeira noite e blá blá blá.
A realidade visível em 90% dos casos é que, assim que a mamãe chega da maternidade com o bebê, ele vai pra cama junto com ela e se alguém tiver que sair, que seja o marido, rsrs.
Isso é um erro comum e compreensível, porém, é perigoso e existem casos em que a mãe chegou a sufocar a criança em uma “virada” noturna, então, não caia nessa armadilha de amor.
Pra isso, existem os mini berços que podem ser acoplados à cama do casal para que você fique pertinho do seu neném e não ofereça riscos a ele.
Separei alguns modelinhos por aí para vocês, confiram:




Apesar de práticos e adoráveis, não se esqueçam que em matéria de conforto, não substitui um berço tradicional e claro, não servirá para a criança quando ela estiver maiorzinha, em todo caso, é um investimento bem válido e te proporcionará noites de sono muito mais agradáveis.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Decoração para quartos de bebê pequenos

É comum que os pais queiram providenciar um quartinho exclusivo para o seu neném e principalmente, quando este é planejado, é bem comum que a família providencie uma reforma pra conseguir um espacinho que fique disponível para o novo membro da casa.
Nem sempre é possível fazer um quarto espaçoso, mas mesmo com pouco espaço, é possível deixar o ambiente aconchegante e funcional.
A dica de hoje é que você aposte em moveis funcionais e verticais e claro, use e abuse de prateleiras.
Na hora de escolher uma cômoda ou gaveteiro, não se preocupe em ter gavetas grandes, dê preferência a um móvel mais alto e que possa ser usado também como trocador.
O berço pode ter um espaço vão embaixo para que você coloque alguns itens, como por exemplo, o carrinho de bebê fechado.
Caso vá colocar um guarda-roupas no quarto, instale ganchinhos no seu interior para pendurar bolsas, mochilinhas e outros itens com alças, assim eles não ocuparão espaço no ambiente e deixarão tudo mais organizado.
No quesito decoração, aposte em tapetes, cortinas e evite abajures, ursinhos e outros objetos que precisem de apoio e espaço, assim, só o que for realmente útil cercará o bercinho do bebê.
Banheiras e itens de higiene podem ficar no banheiro ou em cima do guarda-roupas, contanto que bem acondicionados. Se o espaço não tiver uma janela muito grande, você pode optar por um esterilizador de ar para manter o ambiente sem ácaros e fungos, evitando possíveis alergias no seu bebê.
Com alguns pequenos ajustes, um espaço pequeno pode se tornar bem confortável e prático.
Aproveite e nos deixe as suas sugestões!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Vacinas para Grávidas

A vacinação é importante em qualquer momento da vida pois previne doenças que poderiam causar muito transtorno na busca pela cura quando desenvolvidas.
Durante a gravidez, torna-se muito mais importante combater a possibilidade do desenvolvimento de qualquer vírus, não só por causa da saúde da gestante, mas também porque a imunização é transmitida para a criança tanto pelo sangue da mamãe quanto pelo leite ao longo dos primeiros meses de vida.
Confira abaixo as informações que devem ser consideradas sobre a vacinação de gestantes:

Vacinas recomendadas para grávidas
Existem três vacinas que são recomendadas para grávidas, pelos riscos que uma possível infecção acarretaria para o bebê:
 - Hepatite B;
- Influenza;
- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT).




Vacinas proibidas para as grávidas
Há algumas vacinas que, apesar de serem compostas por quantidades pequenas de micróbios enfraquecidos, podem oferecer risco de contágio do bebê. São as vacinhas contra Febre Amarela, Varicela, Tríplice Viral e HPV.

Vacinas recomendadas no pós-parto
- Influenza (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
- Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) ou dupla do tipo adulto (dT) (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
- Hepatite B (apenas se não tiver sido tomada durante a gravidez);
- Tríplice Viral;
- Varicela;
- Hepatite A;
- HPV;
- Meningocócica conjugada.



Atente-se à importância de vacinar-se no tempo correto e proteja a sua saúde e a do seu bebê.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Quais são os exames que toda grávida deve fazer nos primeiros meses?

Muitas mulheres não têm idéia do quanto devem ser cuidadosas ao longo dos primeiros meses da gestação. Não que a gravidez seja uma doença ou que a mulher passe a ser de vidro nessa fase, mas de fato, a espera de uma nova vida dentro do próprio corpo, envolve atenção redobrada.
Entenda alguns dos exames realizados no Pré-Natal e a importância de fazê-los no tempo correto.

Hemograma
Este exame ao sangue vai verificar a sua quantidade, os níveis de células sanguíneas e outros aspetos morfológicos. O nível de plaquetas é um dos pontos mais importantes verificados neste exame. Além disso, sendo a anemia uma complicação comum na gravidez, este exame permitirá prevenir eventuais aparecimentos da doença.



Grupo sanguíneo e fator Rh
Feito através de coleta sanguínea, este exame é de grande importância, já que permite prevenir a incompatibilidade sanguínea entre o feto e a mãe, também denominado de eritroblastose fetal.


Glicemia de jejum
Também feito através de uma coleta sanguínea, a glicemia de jejum permite perceber quais as possibilidades de a grávida desenvolver diabetes gestacional. Sabendo-se a concentração de glicose no sangue, é possível verificar a tendência deste tipo de diabetes surgir.


Análises sanguíneas imunológicas
No primeiro trimestre é feita uma coleta de sangue para saber se a grávida tem doenças como rubéola, hepatite B, HIV, toxoplasmose e sífilis.


Exame de urina
Este exame serve para verificar a existência de infecções nos canais urinários e a presença de bactérias.


Rastreio de hemoglobinopatias
Neste exame, é verificada a possível presença de problemas com a hemoglobina, proteína integrante das hemácias (células sanguíneas que conduzem o oxigênio às células).




Ultrassom
Este exame pode ou não ser realizado no primeiro trimestre. Com o ultrassom é possível observar o feto.



Converse com o seu médico sobre todos esses exames e não esqueça de fazê-los da forma correta. A sua saúde já É a saúde do seu bebê e nada pode passar despercebido nessa fase tão importante da sua vida.