Pages

Subscribe:

sábado, 31 de agosto de 2013

A alimentação e sua ligação com o desenvolvimento da fala


A partir do nascimento, a criança encontra-se em pleno ritmo constante de desenvolvimento, e a fala é um dos principais e essenciais sinais dessa evolução. Além de ser o principal meio de comunicação que o ser humano pode ter. 
Para estimular a fala no cotidiano da criança, por incrível que pareça, é válido associar com um hábito: a alimentação.


Sugar, mastigar e engolir corretamente, são movimentos importantes para o desenvolvimento. Após o nascimento é importantíssimo haver sincronia entre respiração, sucção e deglutição, etapas estas também importantes para o processo de fala. Esta fase caracteriza-se pelo aleitamento materno. Quando a criança realiza os movimentos para digerir os alimentos, acaba estimulando o processo de comunicação, ou seja, acelera e aperfeiçoa a fala.

Ao completar seis meses de vida, é válido agregar alimentos (adequados) nas refeições da criança. Dessa forma, você estará não só oferecendo fonte de energias ao seu bebê, mas também uma opção nutritiva para ajudar em sua comunicação. 

sábado, 24 de agosto de 2013

Papo cabeça: álcool durante a gravidez


Ingestão de álcool durante a gravidez traz riscos ao bebê.

A ingestão de álcool durante a gravidez traz sérios riscos à gestante e ao bebê. Durante o período gestacional, não é recomendado o uso de qualquer bebida alcoólica por parte de mulheres grávidas. O álcool é uma substância com passagem livre para a placenta e, portanto, livre passagem para o feto. O fato do fígado do bebê (que está em formação), ser mais vulnerável, metaboliza o álcool duas vezes mais lentamente que o fígado de sua mãe, o que é totalmente perigoso.


Complicações sérias durante a gravidez podem acontecer como, aborto espontâneo, uma vez que dobram as chances de tal fato acontecer quando a mulher grávida consome álcool, e parto prematuro, são algumas das consequências relacionadas ao consumo de álcool. Em certos casos, os prejuízos são permanentes, retardo mental e falta de crescimento são alguns dos fatores de risco. 

Síndrome do Álcool:
Síndrome Fetal do Álcool, são os fatores que acontecem no feto através do consumo de álcool durante a gravidez, sendo os mesmos irreversíveis. Segundo uma estimativa realizada pela a Organização Mundial da Saúde, a cada ano 12 mil bebês no mundo nascem com a Síndrome do álcool, realidade preocupante.

O álcool deve ser extremamente evitado pelas gestantes e em todo período de amamentação. Campanhas preventivas vinculadas ao pré-natal, são alguns dos passos para que haja um consenso da gravidade desse problema de saúde pública.     
  
Se você está grávida, pense no seu bebê e mantenha-se longe do álcool durante toda a gestação.

sábado, 17 de agosto de 2013


O post de hoje fala de uma realidade preocupante que acontece com a maioria das parturientes: DEPRESSÃO PÓS-PARTO.

O nascimento de um filho é um acontecimento de suma importância, é algo profundo e significativo para a mulher e para o homem.
No período da gravidez, a mulher sofre diversas alterações hormonais, fisiológicas, familiares e até mesmo sociais. Sua forma de agir, pensar e até o corpo, mudam totalmente, pois deixa de ser “filha” e passa a ser MÃE.

O momento do parto é uma passagem vivida e sentida pela mulher, que a faz ter uma visão do mundo completamente diferente da que tinha antes. Através desses fatores, acaba-se gerando a disforia  de pós-parto.
A falta de suporte emocional e familiar pode contribuir, e muito, para os sinais desse problema que atinge entre 10 a 20% das mulheres, estimando cerca de 400 mil mães por ano, no mundo.


A ausência do apoio familiar e interação social, são alguns dos principais fatores para a geração desse mal. Outro item de grande relevância, seria a personalidade da mulher, sua vida conjugal e acontecimentos negativos durante a gestação.
A família tem um imenso papel para o tratamento da depressão, como o diálogo que deve ser constante entre a pessoa afetada e os demais familiares, pois a interação é fundamental. A ajuda de um profissional também de grande importância, além do mais, são preparados para este tipo de situação.     

sábado, 10 de agosto de 2013


A gravidez é um período que corresponde a grandes e intensas mudanças no organismo feminino. A pele da mulher torna-se mais sensível, ao ponto de notar-se diversas alterações, algumas positivas como o brilho, já outras nem tanto, iguais as "temidas" estrias.

Com a gravidez, o fluxo sanguíneo aumenta, e é por esse motivo que a pele fica mais brilhante,  gerando muitos elogios à mulher. Em contra ponto, na maioria das vezes a gravidez pode ocasionar manchas e outras modificações não agradáveis. As mulheres que estão em período de gestação precisam estar atentas a alguns fatores:

O sol é um dos principais fatores que contribui para essas manchas se tornarem evidentes na pele das gestantes. Ao se expor ao sol, a mulher grávida deve usar protetor solar de fator maior ou equivalente a 30, que deve ser aplicado diversas vezes ao dia, em consideráveis quantidades, principalmente em horários de "pico": às 8h, 12h e 16 horas.


Mulheres com a pele mais escura, apresentam maior propensão para o cloasma, que são manchas amareladas ou em alguns casos acastanhadas. Aparecem no rosto e são causadas pela transformações da gravidez. Para prevenção, o ideal é não se expor ao sol, e se mesmo assim houver a exposição, use chapéus e óculos escuros, além do protetor solar.

Estar ciente sobre esses fatores que ocorrem com mulheres grávidas é muito importante, pois é possível considerá-los e praticar os cuidados para haver maior segurança durante o período gestacional.   

sábado, 3 de agosto de 2013

  O PRÉ-NATAL
                                         
Saiba o porque de fazê-lo.

Olá leitoras do blog Paulo Cezar Bebês!

pré-natal é uma série de exames realizados mensalmente para saber se está tudo bem com a mãe e o bebê. A maioria deles são exames de sangue feitos em laboratório, como o hemograma completo (exame que avalia as células sanguíneas de um paciente) para checar se a mulher está com anemia ou com alguma infecção que de certa forma poderá interferir na gestação, além de glicemia, afim de verificar  a taxa de açúcar no sangue, e sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, além de tipagem sanguínea e fator Rh.

Embora muitas mulheres saibam da importância do pré-natal para ter uma gestação tranquila, existe uma boa parte que não entende e não realiza o exame, e só procuram um médico quando o parto já está próximo, algo que é errado e até mesmo perigoso.

O pré-natal garante uma gravidez saudável e principalmente: um parto sem riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê. Este possibilita acompanhar o desenvolvimento do feto dentro da barriga da mãe e se houver a possibilidade de algum problema, detecta precocemente, aumentando as chances de eliminar o problema.

Para você que está no começo de uma gestação, comece a fazer o pré-natal afim de garantir a sua segurança e a de seu bebê. Se você pretende engravidar, procure um médico de sua confiança e tire todas as suas dúvidas.