Pages

Subscribe:

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Visitas a recém-nascidos requerem cuidados específicos


Quando um bebê nasce, é normal que todos queiram ir visitar. Mas de acordo com alguns especialistas, as visitas a recém-nascidos na maternidade requerem alguns cuidados específicos. Pensando nisso, resolvemos fazer um post falando de quais cuidados você deve tomar ao ir visitar um bebê na maternidade.

O nascimento de um bebê é sempre motivo de grande alegria. Porém, esse grande momento requer alguns cuidados e atenções de parentes que irão fazer a primeira visita, como por exemplo, o carinho excessivo ao recém-nascido. Algumas pessoas não sabem, mas os apertões e o excesso de beijo nas mãozinhas podem trazer vários problemas ao bebê. As primeiras vinte e quatro horas de um recém-nascido são muito delicadas, o bebê ainda está em um período de adaptação ao novo mundo e qualquer descuido em uma visita pode trazer grandes problemas à saúde do bebê. Por isso, as primeira visitas à maternidade são concedidas a parentes mais próximos, como avós, pai e irmãos do bebê.

Os primeiros cuidados que devem ser tomados ao visitar o bebê na maternidade são com a higiene das mãos. Os berçários devem oferecer um controle de higiene em quem fará a visita ao recém-nascido. Ali, deve ser checado se a pessoa que fará a visita está resfriada ou com algum outro tipo de infecção. Os médicos também devem alertar à maneira correta de lavar as mãos para que possam segurar o bebê.
Na hora da visita, evite entrar com o celular ligado, pois caso alguém ligue, o barulho alto do toque pode incomodar o recém-nascido. Evite também câmeras fotográficas e filmadoras, pois o flash da máquina pode causar desconforto ao bebê ou acordá-lo caso esteja dormindo. Caso o quarto onde a mãe e o bebê estejam seja pequenom procure se organizar dentro do quarto para que não haja aglomeração em volta do bebê. A ocasião pode favorecer o contágio e o excesso de barulho pode causar estresse ao bebê. Pessoas que possuem o vício de fumar devem evitar ir visitar o bebê na maternidade pois o contato da criança com a fumaça da nicotina pode fazer com que ela tenha maior sensibilidade para problemas respiratórios, por exemplo, asma, bronquite, rinite e otite. E mesmo que as pessoas façam a higiene das mãos corretamente antes de entrar para ver o bebê, os resíduos de fumaça que permanecem na roupa são tão prejudiciais quanto a própria fumaça do cigarro.

Independente se a visita for em casa ou na maternidade, o tempo da visita deve ser curto, pois tanto a mãe quanto o bebê precisam de tempo e silêncio para descansar. Lembrem-se, assim que a mãe e o recém-nascido tiverem alta, os cuidados devem ser os mesmos na hora de visitar o bebê em casa. Nada de beijos, apertões, fazer com que a criança fique passando de colo em colo, entre outros.
 Bom, esses são alguns cuidados específicos que as pessoas devem ter ao ir visitar o bebê. Sigam nossas dicas corretamente e preservem a saúde do pequeno que acaba de nascer.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Recém nascidos

Todos os recém nascidos precisam de cuidados especiais, sejam eles com a higiene, com a alimentação, a prevenção de doenças, o conforto e etc. Tudo que possa fazer o bebê se adaptar mais rápido ao mundo novo. Pensando nisso, resolvemos fazer um post dando dicas de alguns cuidados especiais que você deve ter com o recém nascidoNos primeiros dias de vida, o sistema de defesa contra infecções e a capacidade de controlar a temperatura corporal, ainda não estão totalmente desenvolvidos. Por isso, evite ao máximo, ambientes contaminados e mudanças climáticas muito bruscas para que o bebê não corra o risco de ter alguma doença, seja ela alérgica ou pulmonar.

O choro do bebê é o único meio de comunicação dele com os pais. O choro pode ser de fome, de sono, dor, desconforto. O contato corporal com o recém nascido é uma espécie de conforto para ele. Por isso, quando é pego no colo, o bebê logo se acalma.
Não há uma hora certa para o sono do bebê, normalmente eles dormem a maior parte do dia e da noite, para alguns, o período do sono é ainda maior. Isso muda com o tempo, o tempo de sono no período da noite aumenta mais conforme eles vão crescendo. O sono do recém nascido é sempre muito importante, então o bebê precisa estar em um ambiente calmo, onde quase não haja barulho, para que ele possa ter um sono bem tranquilo. E lembre-se, evite colocar em volta do bebê muitos cobertores e manta, para que não corra o risco de se sufocar.
Logo que nascem, a mãe lhes oferece rapidamente o peito. Nos primeiros dias, os seios guardam um líquido amarelo chamado colostro, esse líquido protege o bebê contra infecções e depois de um tempo desaparece, se tornando um leite mais branquinho. Até os seis meses de vida, o leite materno é o alimento completo para o bebê, servindo também como vacina para protegê-lo de infecções. Depois de alimentado, ele pode ser colocado em posição vertical, com as costas apoiadas, para que possa arrotar.

O banho do recém nascido pode ser feito pelo menos uma vez por dia. A água do banho deve estar sempre limpa e manter uma temperatura adequada para evitar queimaduras, pois a pele do bebê ainda é muito sensível. Lave e seque muito bem, todas as dobrinhas do neném. Uma boa higiene trás muito conforto para o neném, evitando também, riscos de doenças.
O que restou do cordão umbilical do bebê, com o tempo vai ficar seco, até cair sozinho. O umbiguinho cicatrizado do recém nascido deve ser muito bem cuidado.
Esses são os cuidados básicos que você deve ter com o seu bebê. Seguindo esses pequenos passos corretamente, você pode aproveitar o seu pequeno ao máximo, sem precisar se preocupar.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Malhação pós parto

Ter um corpo bonito é essencial para as mulheres, ainda mais quando é depois do parto, a preocupação com isso é maior ainda.  Muitas mulheres se perguntam quanto tempo após o parto elas podem começar a realizar os exercícios físicos. Um dos exemplos de uma recuperação extraordinária é a cantora Claudia Leite, que em semana retomou seu corpo todo esculpido. A cantora que afirma que está muito melhor fisicamente agora após seu parto. Ela, que está com um corpo que tira todos do sério, em 25 dias perdeu 11 quilos e deixou todos impressionados mostrando a sua barriguinha de tanquinho.

Para as recentes mamães, a rotina para voltar aos exercícios físicos não é qualquer uma, voltar a se exercitar depende do preparo físico, das atividades realizadas pela mãe antes e durante a gestação e a evolução nas semanas seguintes ao nascimento.
Em caso de parto normal,  a caminhada leve pode começar na 1º semana depois e outras atividades estão liberadas em 30 dias. No período de 15 a 20 dias não se pode malhar, mas não precisa ficar sentada no sofá. Saia um pouco para passear. Só isso já é uma maneira de mexer o corpo e eliminar calorias.
Quando chegar em 30 a 60 dias, já dá para começar a praticar atividades leves, como caminhada, alongamento, hidroginástica e exercícios específicos para fortalecimento do abdômen e lombar.

Para as mulheres que já estão entre 60 e 90 dias, as atividades moderadas estão liberadas. Já podendo pedalar sem carga na ergométrica, fazer sessões de ioga, natação e musculação com carga leve e séries com poucas repetições. Mas para alegria das que já tem 90 dias de pós-parto, já se pode partir para exercícios de maior intensidade.
Agora que você já tem noção quando começar a se exercitar, não se esqueça que se alimentar bem tem que fazer parte desse processo. Afinal de contas, a alimentação é o inicio de tudo, além de te ajudar a manter a forma, sua saúde estará sempre em dia. E claro que antes de começar, tem que procurar um profissional para estar lhe acompanhando na sua nova rotina.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que esperar do seu bebê a cada mês

Normalmente, os pais estão sempre ligados em todos os movimentos de seus filhos. A cada mês que passa após o nascimento, ele vai descobrindo aprendendo novas formas de comunicação e desenvolvendo melhor os seus sentidos.
Antes de completar o primeiro mês, o bebê já desenvolveu alguns sentidos, o tato, por exemplo, é um dos sentidos mais desenvolvido pelo bebê. Fora que quando o bebê nasce já é capaz de reconhecer o cheiro da mãe, a audição do bebê também é maravilhosa, ele é capaz de reconhecer as vozes dos pais que, aliás, ele ouviu durante toda a gravidez. Então, veja o que mais você pode esperar do seu bebê durante cada mês.



1 mês - Fique o máximo de tempo que puder perto do seu bebê, é no primeiro mês de vida que ele começa a enxergar as coisas que estão bem pertinho dele.
2 meses - A partir do segundo mês, você já pode começar a brincar com o seu bebê, ajude-o a desenvolver os movimentos, cante musiquinhas, pegue suas mãozinhas e bata no ritmo. Com o tempo, ele fará sozinho.
3 meses - É no terceiro mês de vida que o seu neném começa a brincar com as mãos. Ofereça brinquedos coloridos para que ele possa se divertir um pouco.
4 meses - É no quarto mês de vida que as emoções começam a se manifestar melhor e com mais frequência, por exemplo, se tirar das mãos do seu bebê o brinquedo que ele mais gosta, ele chorará, ou se der ao bebê o brinquedo que ele mais gosta, a sua reação será de felicidade.
5 meses - Esse é o mês que o seu bebê começa a desenvolver a linguagem oral. Comece a conversar mais com ele, mostre para o seu bebê os objetos que ele mais gosta e repita o nome várias vezes, assim, ele tentará balbuciar. Faça isso com bastante frequência.
6 meses - No sexto mês, o bebê começa a se movimentar com mais frequência, se for um bebê muito ativo, dificilmente você conseguirá deixa-lo quieto. Opte em colocá-lo no chão de barriga para cima e deixar um brinquedo na frente dele, certamente ele tentará pegá-lo.


7 meses - É nessa idade que a motricidade fina fica melhor, opte por dar brinquedos pequenos, mas seguros, para que ele comece a apertar e troque de mãos.
8 meses - Nesse mês, você já pode dar ao seu bebê, brinquedos que caibam um dentro do outro, assim você estará incentivando o senso de espaço, para que o bebê acostume-se aos conceitos de maior e menor.
9 meses - No nono mês de vida, os bebês já estão um pouco mais ativos e espertos. Normalmente, já estão engatinhando e te seguindo por qualquer lugar. Comece a tomar mais cuidado, principalmente com objetos de risco, ele ainda é um bebê e pode se machucar feio se um desses objetos for parar em suas mãos.
10 a 12 meses - Passe a conversar mais com o seu bebê, ele completará 1 aninho de vida e está mais esperto do que nunca, faça perguntas e gestos. As crianças aprendem mais com os pais do que com os DVDs e shows em TV.



Acompanhar o crescimento de seu filho é sempre muito importante. Alguns bebês falam e andam mais cedo, alguns mais tardes, não existe uma regra fixa para isso. O importante é estar atento a cada passo do seu filho e não perder nenhum detalhe se quer.